De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todo edifício precisa passar por uma inspeção predial, realizada por um engenheiro ou um arquiteto, para que seja verificada a existência de patologias.
Esse procedimento avalia questões como segurança, funcionalidade, conservação e condições técnicas.
Dito isso, hoje vamos falar:
Confira a seguir!
Seja o edifício novo ou antigo, a inspeção predial é exigida por lei e deve ser feita de tempos em tempos.
É durante essa vistoria que um profissional habilitado pode encontrar patologias e solicitar os devidos reparos. O ideal é que essa inspeção inclua, no mínimo, os sistemas construtivos e seus respectivos elementos, como:
Outra função dessa vistoria é evitar futuros prejuízos ou acidentes no prédio, já que o procedimento visa à prevenção, identificando os problemas em seu início e poupando a estrutura de sérios riscos.
Esse tipo de serviço precisa ser solicitado pelo síndico, que, ao receber a análise detalhada do edifício, consegue direcionar melhor os investimentos para manutenções.
A inspeção predial influencia diretamente no estado de conservação e no funcionamento de um edifício, trazendo diversos benefícios para os moradores do local. Entre esses benefícios, podemos destacar: segurança, aumento da vida útil do imóvel e maior valorização do local.
Para que a análise de estruturas e fachadas seja feita de forma adequada, a inspeção predial conta com normas e métodos pré-determinados. A inspeção predial é um processo técnico que auxilia na elaboração de um planejamento eficiente de manutenções.
Nesse processo, são realizados alguns testes, são separados em três níveis diferentes:
É com base nessa análise completa nas fachadas e na estrutura do prédio que serão determinadas as próximas ações.
Essa é uma forma de garantir mais segurança. As ações previstas dentro desse planejamento são as responsáveis por analisar e realizar as devidas correções, mantendo a vida útil da edificação. Uma empresa terceirizada que tenha destaque no mercado pode auxiliar nas análises e ajudar a economizar em possíveis gastos futuros.