Spectro Pinturas

BLOG SPECTRO

Conheça Alguns Tipos de Corrosões de Materiais em Industrias

A corrosão é um processo de decomposição que ocorre em todos os metais. Geralmente, está relacionado à ação do tempo e de outros fatores que aceleram o processo. Além dos metais, os polímeros e o concentro também podem passar pela corrosão.

Existem alguns métodos eficazes para proteger os materiais do enferrujamento. Conheça alguns dos tipos de corrosão e como ocorrem:

 

Alveolar

 Esse tipo de corrosão ocorre quando há desníveis e escavações. As escavações são mais redondas, e sua profundidade é menor do que seu diâmetro. Também é chamada de corrosão por pits ou pites, bem parecida com corrosão por orifícios, puntiforme ou picadas.

De acordo com a gravidade da ferrugem e da espessura original, as cavidades podem até perfurar a estrutura do equipamento. É um tipo de corrosão causado pela ação do oxigênio.

 

Uniforme

 Na corrosão uniforme, os efeitos são bastante visíveis em todas as partes do metal, especialmente quando está em contato com algum agente acelerador de enferrujamento. Há uma perda estável de espessura em todas as partes, pois não existe uma perda de metal em apenas uma parte do material.

Também está entre os tipos de corrosão mais comum. Por outro lado, é o mais fácil de reverter, mesmo que já tenha alcançado a parte exposta do metal, já que é o mais visível e mais simples de proteger.

 

Intergranular

Nesse tipo de corrosão, ocorre a perda da força do metal até que ele se rompa entre os grãos de sua rede cristalina. O que auxilia essa ruptura é a força mecânica, por exemplo, quando um metal mais fraco acaba tendo mais danos com um empurrão ou com uma ação de um objeto aplicando esforço sobre ele.

Geralmente acontece em aços inoxidáveis: a corrosão vai seguindo uma direção por onde vão se destacando os grãos e o material vai ficando mais fraco e propenso a romper; os grãos vão se concentrando na região central, fazendo com que as áreas mais periféricas fiquem mais vulneráveis.

 

Esfoliação

 Muito encontrada em chapas, acontece paralelamente à superfície metálica, e o trabalho mecânico acaba facilitando sua existência. O material é desintegrado em forma de placas paralelas ao reagir com o meio ambiente. A esfoliação é bem comum em ligas de alumínio.

 

Por placas

 Afeta apenas algumas partes do material, que acabam ficando com depressões.

A deterioração acontece de forma progressiva e veloz, e os pedaços vão se desprendendo da peça aos poucos. A corrosão por placas é mais comum em metais que têm películas.

Com o tempo, elas vão ficando mais espessas e se rompem, expondo as regiões que antes ficavam mais protegidas.

Desse modo, as escavações surgem, formando um desnível no item.

Além disso, apenas algumas partes podem ser afetadas, pois onde a película consegue se manter intacta, a proteção continua.

 

Ao redor do cordão de solda

É um tipo de corrosão muito comum. Surge, com o tempo, em peças de aço não estabilizadas ou com taxas de carbono superiores a 0,03%.

A deterioração acontece principalmente por causa da exposição à alta temperatura.

Existem outros tipos de corrosão, mas esses são os mais comuns. A melhor forma de combater a corrosão é prevenindo que ela ocorra. Para isso, é necessário realizar a pintura e a higienização correta dos equipamentos e estruturas industriais. Conte com a Spectro para fazer esse serviço! Conheça mais sobre o nosso trabalho e solicite um orçamento.

Publicações Recentes

Categorias

  • Repintura
  • Novidades e tendências
  • Manutenção
  • Restauração predial

Checklist:

Eu preciso pintar agora
o meu condomínio?

Guia para solicitar
um orçamento
de pintura para o
seu condomínio

Baixar
E-book

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *