As estruturas metálicas costumam ser compostas por aço e outras peças que juntas formam um conjunto para sustentar a construção.
A vantagem desse tipo de material é que permite maior liberdade de criação a quem desenvolve e constrói a obra, pois pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto, ou seja, confere maior versatilidade e flexibilidade que os outros tipos de estruturas, já que promovem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços, sem interrupção por pilares ou paredes estruturais.
A corrosão antecipada é um dos maiores problemas causados pela especificação inadequada dos materiais dessa estrutura. De modo geral, elas possuem uma estimativa de vida útil, mas há casos em que ocorre a antecipação do processo de corrosão, gerando maior necessidade de manutenção.
Nesse processo, é possível que haja alguns equívocos, como a aplicação de alguma tinta própria para ambientes de alta agressividade em ambientes de baixa, o que resultará em um superdimensionamento.
Além disso, se a aplicação de algum dos produtos não for correta pode ser que apareçam problemas no material, como a falta de aderência, o sangramento ou o enrugamento.
A pintura é uma das formas mais eficazes fazer o acabamento e proteger as estruturas metálicas da corrosão. Mas para garantir a durabilidade, é fundamental escolher o material correto.
Para realizar essa decisão, é preciso avaliar o ambiente e sua agressividade, assim como outros aspectos que podem impactar na conservação dos elementos de aço, conforme a norma ISO 12944.
Para ambientes configurados como de baixa agressividade (C1/C2) e baixa poluição, por exemplo, pinturas de tintas alquídicas e monocomponentes são excelentes; os projetos que se estão em ambientes de atmosferas industriais e urbanas (C3/C4) requerem uma proteção maior; ambientes altamente agressivos (C5-I/C5-M), tais como áreas industriais de alta umidade, áreas marinhas offshore, costeiras e de alta salinidade, exigem tintas resistentes à alta umidade e à névoa salina.
No caso de estruturas metálicas aparentes, sugere-se a utilização dos aços resistentes à corrosão da família COS AR COR. A estrutura aparente poderá ocasionalmente ficar sem nenhum tipo de pintura quando empregada em atmosfera urbana, rural ou industrial não muito severa.
Para que seja possível o uso da estrutura de aço aparente sem pintura, o ideal é realizar uma análise prévia do local e das condições de utilização, considerando imprescindivelmente ciclos alternados de molhamento e secagem e a exposição do aço a atmosferas que contenham substâncias químicas.
A Spectro é comprometida com seus clientes, por isso, entrega trabalhos com qualidade e excelência. Contamos com uma equipe competente e especialista no serviço de estruturas metálicas. Já estamos no mercado há mais de 20 anos e sempre fazendo o melhor possível para os nossos clientes.