A cadeira de pintura predial é um dos EPIs obrigatórios quando se trata de realizar pinturas em prédios e edifícios, é por meio dela que o trabalhador mantém seu corpo bem posicionado para execução do serviço. De modo geral, ela é ideal para trabalhos que envolvem altura, e sua principal função é deixar o profissional em segurança.
A cadeira suspensa possui muitos modelos, formas e tamanhos disponíveis para aquisição no mercado, mas independente da que for escolhida pela empresa ela deve preencher os requisitos de qualidade para priorizar a proteção da coluna pro meio de bons materiais sem restringir os movimentos da pessoa para a realização da tarefa, além da durabilidade e resistência do material. É primordial optar por uma cadeira suspensa fabricada por uma empresa certificada e que cumpre rigorosamente todas as normas regulamentadoras do setor.
Todo trabalhador que irá exercer esse tipo de função de trabalho em altura deve ser treinado adequadamente, devendo realizar simulações para que este esteja preparado para eventuais situações e também sendo orientado sobre como funciona de forma correta cada um dos equipamentos que ele está trabalhando.
No treinamento e simulação é indispensável a utilização da cadeira suspensa, mesmo que sua função pareça simples e óbvia, este equipamento requer muita atenção. Já que o profissional ficará sentado nela durante um bom tempo, então estar habituado e confortável nela é algo que favorece o trabalho, assim ele consegue dar mais atenção para os detalhes e foco total na atividade, não sendo distraído por algum incômodo.
É bom frisar que todas as simulações com o uso da cadeira suspensa devem ser feitas próximas ao solo, não podendo ultrapassar dois metros de altura, assim caso o funcionário não esteja completamente seguro do serviço ou confortável com algum dos materiais e ocorra algum imprevisto ele não cause nenhum risco a ele e possa ser corrigido antes de ir realizar o trabalho em maiores alturas.
A empresa deve estabelecer uma política interna para que os treinamentos sejam bem estruturados e que além de ensinar como executar o trabalho com maior eficiência e dentro de um bom prazo, deve continuamente trabalhar o colaborador para que este mantenha-se sempre seguro e que não fique confiante demais: ao ponto de correr riscos desnecessários e cometa algum erro, e nem confiante de menos: fazendo com que este desenvolva algum tipo de fobia ou medo de altura e com isso não consiga fazer o seu trabalho ou o faça de maneira incorreta.
Durante a simulação de segurança, o profissional deve se acostumar com o tipo de movimento permitido pela cadeira, familiarizando-se com o travamento e a descida. A empresa deve realizar muitas repetições até garantir a sensação de segurança. Por isso, é bom que a empresa faça esses treinamentos periodicamente de forma preventiva, assim todos sentirão que a companhia realmente se importa com sua segurança, o que pode trazer melhorias na produtividade e desempenho dos serviços.
Precisando do serviço de pintura predial de qualidade e confiança, contate a Spectro Pinturas e faça um orçamento.