Quem administra um condomínio sabe que, muitas vezes, o prédio necessita de algumas manutenções e reparos, influenciando diretamente na parte financeira. Nesses momentos é interessante realizar uma auditoria de condomínio, para garantir transparência do responsável.
Nesse artigo vamos explicar mais sobre:
- Objetivos de uma auditoria de condomínio
- Tipos de auditoria
- Quando realizar a auditoria das contas?
Confira a seguir!
Objetivos de uma auditoria de condomínio
Uma auditoria de condomínio tem o objetivo de acompanhar os gastos do prédio, evitar fraudes e ter uma avaliação de toda a gestão. Tais auditorias também ajudam o síndico a identificar se o caminho que ele está seguindo está atendendo às expectativas e suprindo as necessidades dos moradores e colaboradores.
- A auditoria para acompanhar os gastos do condomínio ocorre devido a grande movimentação de dinheiro que ocorre na administração.. O síndico receberá um auxílio vindo de um corretor especialista em administração de condomínios ou de uma empresa, que cuidará de toda a planilha de arrecadamento e despesa que o prédio possui.
Esse serviço é solicitado quando os moradores não conseguem acompanhar os gastos ou não veem resultados no valor que foi investido.
Tipos de auditoria
Aqui é importante destacar que existem dois tipos de auditoria: a emergencial e a preventiva.
- Auditoria emergencial: prestação de contas da administração de um até três anos será analisada, a fim de identificar possíveis fraudes.
- Auditoria preventiva: prestação de contas mensal. O auditor irá revisar toda a documentação e produzirá um relatório com observações do que deve ser melhorado. Além de ser mais utilizada, a auditoria preventiva dá mais confiabilidade e credibilidade para o síndico, já que ele mostra transparência para todos os envolvidos.
Quando realizar a auditoria de contas?
Para evitar suspeitas ou possíveis fraudes e garantir uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas, uma auditoria de contas pode ser feita mensalmente ou, pelo menos, a cada trimestre.
A empresa ou contador especializado podem ser contratados para visualizar se as notas fiscais são reais, garantir que não há desvio de verba e verificar se os prestadores de serviço estão seguindo o acordo. Além disso, é preciso garantir que todos os movimentos estejam documentados no relatório final.
A Spectro Pinturas reforça a importância de um diálogo para que ambas partes discorrerem sobre suas necessidades e saber todas as movimentações feitas pela administração condominial.