Ser um bom gestor de condomínio tem se tornado cada vez mais um desafio no cenário atual, com sistemas virtuais de cadastramento, reuniões por videochamada e extremo convívio dentro do condomínio, devido às medidas de isolamento em função da COVID-19. Nesse cenário, é necessário que o síndico tenha treinamento para um bom gerenciamento do condomínio. Hoje vamos conversar sobre:
Hoje, com as atualizações dos sistemas civis e legais, é importante que o síndico tenha um amplo conhecimento sobre gestão administrativa, código civil, declaração fiscal e outros aspectos legais que são essenciais para a administração do condomínio, como as áreas financeira, administrativa, gestão de pessoal, jurídica e até conhecimentos básicos em hidráulica e elétrica.
Portanto, mesmo quando o síndico já possui alguma formação, é necessário buscar cursos e meios de se profissionalizar em algumas dessas áreas para um melhor desempenho.
Neste momento de restrições, que já se arrasta por mais de 12 meses, a gestão de pessoas e o gerenciamento de conflitos são questões fundamentais para uma boa administração do condomínio e, por isso, tornaram-se essenciais os treinamentos que ajudem o profissional a ter maior dinâmica nessas áreas. O síndico não precisa se demitir de seu emprego anterior para se dedicar apenas à atividade de síndico, até porque, em alguns edifícios, ele pode não receber um salário suficiente para suas necessidades familiares. Porém, deve buscar a formação em cursos que melhorem sua atuação.
Mesmo que o síndico não seja profissional, a gestão deve ser profissional, e isso envolve um conhecimento das leis e das obrigações, além de habilidades estratégicas.
Neste blog você encontra vários artigos sobre as obrigações civis do síndico (clique aqui para ver).