Um condomínio costuma arrecadar e movimentar muito dinheiro mensalmente. Com isso, infelizmente torna-se muito comum haver movimentações fraudulentas ou incorretas desse valor.
Para identificar esses desvios e obter controle e uma melhor gestão do dinheiro e dos recursos do condomínio, recomenda-se que seja feita uma auditoria.
Uma auditoria é uma revisão de todos os registros e transações financeiras, operacionais e administrativas com o objetivo de averiguar a veracidade das informações e das aplicações desses recursos.
Dessa forma, estabelece-se a credibilidade das demonstrações financeiras e de outros relatórios administrativos.
A partir dela, é possível avaliar a qualidade da administração e do uso dos recursos como um todo, sugerindo melhorias e otimização.
A auditoria em condomínios é muito vantajosa e estimulada por todos os envolvidos que, de alguma forma, contribuem e são beneficiados com a boa gestão dos recursos.
Assim, é possível verificar como está sendo direcionado o dinheiro e, a partir disso, fica mais fácil focar nas prioridades e nos pontos que precisam ser melhorados e desenvolvidos.
A auditoria em condomínios torna-se ainda mais importante quando se pensa que estamos na “era da transparência e do combate as pequenas corrupções”.
Para realizar a auditoria em condomínio é necessário fazer um exame analítico, pericial e sistemático das pastas de documentos com todas as informações e aplicações do dinheiro e de todos os recursos.
Para examinar todos esses dados, há dois tipos de auditoria diferentes:
Preventiva: Procura monitorar periodicamente (geralmente mensal) os dados de um condomínio, com o objetivo de continuar melhorando seus processos, a aplicação de seus recursos; verificar como economizar, quais estratégias adotar para atingir uma meta (por exemplo: comprar novos equipamentos na academia do prédio, adquirir novos brinquedos para área de recreação, pintar alguma área do condomínio); analisar o que está sendo menos desenvolvido e que merece um pouco mais de atenção.
Esse tipo de auditoria costuma dar suporte ao condomínio sobre como ter práticas mais transparentes, avaliando irregularidades e situações pontuais.
Investigativa: Esse tipo de auditoria costuma ser feita anualmente, e avalia as informações de um período passado. Serve para entender e analisar o que foi feito e como foram aplicados os recursos.
Geralmente ela é feita para apurar se houve algum desvio ou fraude anteriormente, procurando falhas e analisando minuciosamente se as informações estão coerentes.