Uma preocupação constante dos síndicos é sobre como controlar o estoque do condomínio de itens que são utilizados, no dia a dia ou em momentos pontuais, como produtos de limpeza, de abastecimento de áreas comuns e de manutenção. Como fazer esse controle?
Ter um espaço próprio para estocar os materiais facilita o manuseio e a contagem do que foi comprado e como está a utilização de cada produto. Dessa forma, é possível visualmente controlar o que precisa ser comprado e o que está parado sem utilização.
Ter um controle numérico também é essencial para ter ideia sobre tudo o que entra e sai do condomínio e sobre como está a utilização dos produtos estocados.
É possível entender se há desperdício e quanto é necessário reabastecer em cada compra, mantendo assim os gastos sob controle.
Softwares também são ótimos para realizar o controle de estoque dos condomínios, pois eles alertam sobre o que está faltando em cada principal ambiente e com qual frequência é necessário realizar o abastecimento, para que sempre haja produtos disponíveis.
Capacite um profissional para controlar o estoque de produtos, para ser responsável por fazer um levantamento periódico do que comprar e quando realizar as compras, de modo que o orçamento sempre esteja disponível para finalizar o pedido.
Ao fazer o levantamento de tudo o que precisa ser comprado, coloque prazos periódicos para fazer novas compras e ter uma noção exata de quanto é o consumo do condomínio, para que nunca falte suprimentos em nenhuma hipótese.