Dependendo da convenção do condomínio, a inadimplência pode acarretar em perda do voto em assembleias e até mesmo em perda do imóvel. Porém, em tempos de crise, como os que estamos vivendo, a melhor maneira de lidar e diminuir a inadimplência não é com a ameaça de perda.
Hoje vamos conversar sobre:
Confira os detalhes!
Para diminuir a inadimplência, primeiro é preciso ter os dados organizados quanto ao débito e pagamento de todos os condôminos e moradores. Na planilha de organização, aconselhamos a inserção das seguintes informações:
Lembre-se de que esse acompanhamento deve ser feito juntamente com a Administradora e os contadores do condomínio. Eles poderão aconselhar sobre qual a melhor forma de lidar com as dívidas do condomínio, que, por causa da inadimplência das unidades, irá aumentar.
O acompanhamento das dívidas e dos pagamentos deve ser feito semanalmente pelo síndico. Assim, a cada semana você poderá utilizar as técnicas que mostraremos a seguir.
1) a Administradora envia cartas de lembrete de cobrança após o vencimento dos boletos.
2) A Administradora realiza serviços de cobrança telefônica, para lembrar os condôminos do débito em aberto.
Um e-mail padronizado também pode ser enviado para todas as unidades.
Por isso, reuniões de conscientização podem ajudar a diminuir a inadimplência, pois nelas os moradores podem aprender, por exemplo, que o atraso do pagamento das taxas gera juros que aumentam as cobranças futuras, desencadeando mais dívidas para eles mesmos.
Além dessas estratégias, o síndico pode conversar com as unidades inadimplentes e saber mais sobre as dificuldades financeiras envolvidas. Uma boa conversa é sempre um bom começo.