Administrar um condomínio nunca é fácil, principalmente na hora de lidar com os gastos. Veja algumas dicas de como evitar gastos excessivos no condomínio.
Campanhas de consumo consciente podem auxiliar o condomínio a controlar as contas e fazer com que os moradores ajudem também na manutenção dos valores baixos a serem pagos, consumindo menos água e luz nas áreas comuns, nos salões de festas e nas áreas de recreação.
Também podem ser instalados sensores de movimentos para que as luzes de determinadas áreas acendam apenas quando pessoas lá estiverem.
Incentivar que os moradores saibam mais sobre a limpeza das áreas comuns é uma ótima medida para que esses espaços sejam limpos apenas de forma periódica, e não tão constantemente.
Realizar manutenções preventivas sai mais barato do que a realização das reparadoras e prepara a administração para eventuais trocas de componentes em fim de vida útil, de modo que haja organização e planejamento na hora de efetuar tal ação, sem comprometer as finanças do condomínio.
A inadimplência pode comprometer as finanças da administração, fazendo com que despesas ultrapassem o planejamento, deixando rombo no caixa.
Para evitar este tipo de transtorno, é necessário promover campanhas de conscientização e tratar os casos de inadimplência de forma clara, para que os moradores possam renegociar e abater suas dívidas de forma justa, com condições favoráveis tanto para o morador e quanto para o condomínio.
Fique de olho se o montante gasto com os funcionários é realmente necessário ou se os prestadores de serviço que não estão cumprindo devidamente seu papel, fazendo com que haja horas extras e sobrecarga de trabalho. Motive e valorize sua equipe para que todos cumpram suas atividades e não sobrecarreguem a folha salarial nem o restante dos funcionários.