Muitos síndicos possuem problemas para organizar seu trabalho dentro do condomínio. Portanto, separamos algumas dicas para lhe ajudar a trazer uma melhor organização de modo a melhorar sua qualidade de vida em relação ao seu trabalho.
Mesmo que o trabalho de um síndico nunca acabe, limite o desgaste do dia a dia delimitando um horário para atender às necessidades do condomínio, divulgando-o de modo que os moradores tenham o conhecimento para saber quando podem lhe procurar.
Otimize seu tempo de trabalho encaminhando advertências, multas e comunicados por escrito.
Procure não utilizar o telefone para resolver problemas: disponibilize um canal como um e-mail oficial para documentar tudo o que for necessário.
Estipule um horário para efetuar a resolução de problemas dos moradores e elimine as discussões em assembleia, colocando-as em votação e registrando posteriormente as discordâncias em ata.
Crie uma comissão de moradores de modo que possa diluir todo o trabalho, para que as soluções sejam mais assertivas. Acumular todo o trabalho para si mesmo pode acarretar em decisões mal tomadas e trabalhos mal feitos.
Traga para votação pessoas que podem receber as primeiras reclamações e solicitações para melhorar a organização do trabalho feito.
Saiba se organizar e busque métodos que documentem tudo o que é feito ou planejado, para que você possa saber de tudo a todo instante ou que possa verificar as atualizações de tudo o que acontece sabendo exatamente onde está cada decisão tomada.
Um síndico que não conhece a legislação terá problemas para gerir o condomínio, pois normas podem ser descumpridas e ações podem ser tomadas fora da legalidade, aumentando os problemas a serem enfrentados pela gestão.