Implementar a coleta seletiva do lixo em seu condomínio facilita o encaminhamento dos resíduos recicláveis a um local adequado de descarte e traz melhorias não só para o meio ambiente, como para a geração de empregos e para a economia local. Como realizar a coleta seletiva no condomínio?
A coleta seletiva, feita da forma correta, ajuda na preservação do meio ambiente, diminui a possibilidade de proliferação de pragas, reduz a poluição, gera empregos e auxilia o desenvolvimento econômico do país. Além disso, valoriza o condomínio, pois quando se coloca cada tipo de resíduo em um local adequado, elimina-se boa parte do mau cheiro.
É importante começar com campanhas que mostram a importância de se fazer a separação dos resíduos e como descartá-los no local correto.
Após a fase de conscientização, é necessário implantar locais segregados para o descarte de plástico, metais, papéis, vidros e o lixo orgânico.
Até mesmo os resíduos orgânicos podem ter uma finalidade, como servir de adubo para o jardim ou a horta do próprio condomínio, diminuindo o descarte de resíduos que vão para lixões espalhados pelas cidades.
A fiscalização também deve ser implantada para conter os moradores que ainda insistem em fazer o descarte errado de seu lixo, não colaborando com as normas do condomínio e trazendo problemas para a convivência coletiva.
Ofereça um local adequado para destinar esses resíduos até que sejam encaminhados para o centro de reciclagem, evitando transtornos para a vida em condomínio e garantindo assim a máxima segurança, minimizando a possibilidade de incêndios ou de acidentes causados pelo acúmulo de materiais.