Manutenção, contas, funcionário… o condomínio tem um custo elevado mensalmente e, caso o síndico não possua um bom controle de sua gestão, pode ter problemas com suas contas. Por isso, separamos quatro dicas para uma boa gestão financeira no condomínio, de modo a evitar problemas.
Faça um bom planejamento sempre antes de as contas chegarem. Para isso, desenvolva uma lista de despesas fixas que o condomínio possui, como água, energia, funcionários e produtos de limpeza. Com isso, você saberá qual valor sobra mensalmente em caixa para realizar outras ações necessárias.
Sempre que uma obra ou uma manutenção for realizada, é importante que o síndico esteja sempre presente e registrando cada passo, verificando se os gastos condizem com o trabalho realizado e se todo o planejamento está sendo cumprido.
Todas as pessoas envolvidas na administração do condomínio (incluindo o síndico) devem ser boas negociadoras, pois é importante sempre negociar valores e condições para que o condomínio possa ter mais benefícios e menos problemas na hora de realizar o pagamento.
Nunca é bom fechar negócio com a primeira alternativa que aparece. É importante sempre ter uma segunda e uma terceira opção caso algum problema ocorra. Dessa forma, você estará prevenindo o caixa do condomínio de fechar no vermelho por conta do pagamento alto de um serviço ou por conta de uma nova execução de um serviço mal finalizado.