Um dos motivos que tira o sono dos síndicos com cada vez mais frequência é o aumento das dívidas do condomínio por conta da inadimplência dos moradores ou dos gastos elevados, independentemente do motivo.
Entenda e controle as dívidas do condomínio para ter uma administração mais tranquila e saudável.
O primeiro passo para entender o que está acontecendo em seu condomínio é criar uma lista de inadimplentes, para fazer um balanço de quanto dinheiro está deixando de entrar em caixa.
Com isso, você poderá analisar se há pessoas com dívidas de muito tempo ou que possuem problemas fáceis de se resolver.
Converse com cada morador de forma individual e tente entender a situação em que cada um se encontra, para, assim, criar uma proposta de negociação que encaixe no bolso do condômino, mas que ao mesmo tempo seja viável para o condomínio.
A legislação prevê, para o condômino inadimplente, algumas punições pela falta de pagamento, como:
• Multa de 2% no valor do condomínio após a data de vencimento.
• Prazo de 3 dias após a notificação judicial para a quitação da dívida, sob pena de penhora imediata em relação a algum bem do condômino.
Nunca trabalhe com o exato valor das contas do condomínio na hora de realizar a gestão do local. Sempre tenha um fundo de reservas para estar preparado para enfrentar qualquer contratempo que possa surgir.
Evite gastos excessivos e estabeleça um planejamento muito bem definido para que o caixa do condomínio possua recursos para outras demandas, como obras e manutenções.