Muitas famílias costumam tirar férias no mês de julho, pelo período coincidir com as férias escolares. Você, como síndico, deve ter enfrentado alguns problemas neste último mês. Pensando nisso, hoje vamos dar algumas orientações para que você tenha mais tranquilidade quando os moradores viajarem em feriados ou em férias.
Vamos conversar sobre:
- Orientações gerais: o que comunicar para os moradores?
- Práticas de segurança para cada unidade
Orientações gerais: o que comunicar sobre férias nos condomínios?
As recomendações gerais são o protocolo básico a ser passado para cada morador ao viajar. Lembre-se de comunicar que:
- É perigoso deixar vasos, cadeiras e qualquer objeto na varanda: Podem acontecer chuvas e tempestades enquanto o morador estiver viajando, e os objetos na varanda podem acabar voando, machucando outras pessoas ou mesmo danificando o apartamento.
- Não se deve deixar animais sozinhos dentro do apartamento: mesmo que sejam animais que consigam ficar sozinhos por períodos médios de tempo, como gatos ou passarinhos, lembre-se de que eles podem acabar fazendo barulho e danificar aparelhos dentro da unidade, com consequências para todos os outros moradores do prédio.
- É importante desligar a água e a energia elétrica da unidade ao viajar: isso evita vazamentos inesperados, queima de aparelhos em caso de tempestades e descargas elétricas.
- É preciso deixar contatos de emergência com o síndico: mesmo que o morador viaje por um curto período de tempo, é sempre necessário deixar um contato de emergência. Pode ser de familiares, amigos ou mesmo vizinhos que estejam presentes na cidade e possam responder pelo morador.
Práticas de segurança para cada unidade
Além das orientações gerais, é preciso que o síndico alerte cada morador sobre onde deixar os itens de valor ao viajar e onde deixar a chave do apartamento.
- Deixar a chave embaixo do tapete, no registro de energia, no hidrômetro ou na roda do carro não é indicado. Esses não são lugares secretos para esconder a chave de apartamentos, e muitos furtos acontecem por moradores adotarem esconder suas chaves como procedimento.
O morador deve levar a chave consigo ou deixá-la com algum familiar de confiança.