Melhorar o condomínio como um todo agrega valor a cada parte, seja para locação ou venda, pois as condições do empreendimento são avaliadas e influenciam em ambas as situações.
Existem algumas ações que potencializam a valorização do prédio e que podem ser facilmente inseridas no dia a dia da gestão local.
Pensando nisso, hoje conversaremos sobre:
Confira a seguir!
É comum em reuniões de condomínio vir à tona os temas “como melhorar as dependências?” e “como garantir a segurança?”.
Um condomínio, em geral, é uma “propriedade comum”, ou seja, usufruída por todos os moradores. Assim, qualquer decisão referente às áreas comuns exige uma assembleia geral, na qual as ações são decididas em conjunto, inclusive no que diz respeito a ratear os pagamentos extras na cota condominial.
Morar em condomínio exige uma participação ativa nas decisões referentes à manutenção, às reformas, entre outros aspectos.
Dito tudo isso, podemos destacar que o bom estado físico do condomínio e o leque de opções de lazer que ele oferece são fatores que valorizam o local e que atraem novos inquilinos e compradores.
Em todo condomínio, é essencial que o síndico tenha um plano de manutenção preventiva, que deve conter ações específicas para fachada, jardins, áreas de lazer, locais de convivência e elevadores, além de abranger os equipamentos de segurança.
Atente-se aos seguintes cuidados:
Potenciais compradores ou locatários, ao visitar um residencial, prestam atenção em todos os aspectos traduzíveis em comodidade. Nesse sentido, é normal que verifiquem se o edifício oferece acessibilidade a moradores e visitantes.
É indispensável contar com rampas e demais instalações para garantir o acesso ao condomínio e às suas áreas comuns.
As áreas destinadas à diversão dos condôminos representam elementos de valorização do condomínio quando estão em perfeitas condições de uso; caso contrário, podem até ser um fator decisivo conta a locação ou a venda dos imóveis.
Aplicar recursos no cuidado com esses locais é, então, estratégico para a valorização imobiliária do empreendimento.
Lembre-se de:
Uma pintura nova, nas cores certas, tudo organizado, planejado, novo e moderno chama a atenção, e isso valoriza o condomínio. Além disso, cuidar para que a aparência dê uma ideia de amplitude, modernidade, conforto e status é um diferencial para os moradores.