Ser um síndico iniciante pode trazer grandes dúvidas e dificuldades. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa realizar sua gestão e ter grande sucesso desde o início de sua jornada.
Agora é o momento de compreender como está a situação do condomínio que você começa a gerir, pois ser um síndico iniciante não é fácil: quais os principais problemas, como são os moradores e o que reivindicam, quais as melhorias que precisam ser feitas urgentemente e como você irá montar as pautas, as reuniões de condomínio e os canais de comunicação entre os moradores e você.
Realize também um planejamento de sua gestão de acordo com as necessidades do condomínio, veja o que precisa ser feito e quais são as maiores reclamações. Após o planejamento feito, revise-o diversas vezes para que haja coerência e nenhum ponto seja suscetível a erros ou falhas.
Saiba exatamente todos os gastos e despesas que seu condomínio tem e qual o orçamento mensal. Além disso, crie um fundo de reserva emergencial para que você não seja pego de surpresa em momentos cruciais.
Um sindico bom sabe todas as leis que o protegem e protegem seu condomínio de qualquer ilegalidade que possa afetar o bem-estar de sua gestão, do condomínio ou dos moradores. Dessa forma, ele pode manter tudo correto e evitar problemas.
Saiba além das necessidades de seus moradores: as de seus funcionários. Tenha uma boa relação com eles para que possam sempre informar o que ocorre dentro do condomínio e as prioridades que sua gestão deverá levar em conta para que todos possam fazer um ótimo trabalho.