Muitas pessoas não entendem muito bem como é o trabalho, a rotina e quais são as responsabilidades de um síndico.
O síndico é responsável por gerenciar todo o condomínio. Ele pode ser um morador ou apenas um profissional designado pela empresa que construiu o condomínio para realizar o trabalho de gestão do local, verificando problemas, formulando regras, destinando a verba correta para os serviços de limpeza e manutenção e gerenciando as pessoas que trabalham na edificação.
Muitas pessoas buscam saber como trabalhar como síndico. Eles não precisam necessariamente ser moradores do local, ainda mais que muito dos trabalhos realizados por eles atualmente é feito de maneira remota.
Os principais pontos que uma pessoa necessita para atuar nesse tipo de função são:
O salário é determinado em assembleia dos moradores, na qual verifica-se qual porcentagem do valor de manutenção do condomínio será destinada exclusivamente para essa finalidade, de modo que haja recursos destinados ao caixa do condomínio também.
A conta deverá ser feita a partir do:
Não existe uma faculdade ou certificação específica para essa função, porém é necessário que o profissional tenha experiência na gerência de todos os aspectos citados para que ele possua a autonomia necessária, propiciando uma boa condução de sua gestão de modo a melhorar a vida e a convivência entre os moradores.