O ano começou e, com ele, vem o planejamento para a sua gestão para cada um dos meses que virão. Veja algumas dicas sobre como realizar o planejamento de 2021 para o seu condomínio.
Faça um levantamento completo do orçamento que seu condomínio terá para 2021. Pode ser que você não consiga chegar a um valor exato, pois pessoas podem se mudar e alguns apartamentos ou casas podem ficar vazios, porém, é necessário ter uma estimativa de quanto será arrecadado em cada mês do ano para que você possa prever:
• Pagamento dos funcionários
• Manutenções
• Compra de suprimentos
• Gastos diversos
• Obras
• Reservas para futuros projetos
Tendo em mente essa lista, você poderá visualizar de uma forma melhor o que deve ser feito urgentemente e o que poderá ser enquadrado em um planejamento de longo prazo.
É necessário verificar e planejar quando serão feitas todas as manutenções preventivas que seu condomínio precisa para este ano, para que, em caso de contratempos em que seja necessária a troca de equipamentos e peças, você não seja surpreendido e tenha em caixa o valor necessário.
Verifique se o quadro de funcionários está correto para que você tenha exatamente o pessoal de que precisa para realizar todas as tarefas. Dessa forma, você conseguirá atender a todas as demandas da sua gestão sem ter funcionários ociosos e sem a necessidade de contratações temporárias.
Tenha em mente quais obras serão executadas neste ano para que um planejamento seja realizado com os profissionais corretos, evitando assim a execução sem orientação e segurança.
Contrate um engenheiro e um empreiteiro para entender exatamente o que será preciso para que seu projeto seja executado da melhor forma possível e sem o risco de acidentes.