Hoje vamos responder a algumas perguntas e dúvidas comuns que recebemos de síndicos e outros profissionais sobre pintura predial, prazos, limpeza e manutenção. Ao terminar essa leitura, você vai saber mais sobre:
- Prazos de manutenção: a cada três anos ou cinco anos?
- Valores de manutenção e limpeza: como realizar um orçamento?
- Valorização: como pintura e manutenção afetam os valores do edifício?
- Qualidade: quais produtos e equipamentos comprar?
Confira!
1ª Dúvida: Alguns municípios exigem manutenção e pintura apenas a cada cinco anos. Porém, em manuais de manutenção, que esses procedimentos sejam realizados a cada três anos. Qual desses períodos é o correto?
Uma boa pintura deve durar no mínimo cinco anos, porém a durabilidade também depende do material utilizado. A pintura feita com material “premium”, de um fabricante de qualidade, costuma representar um investimento maior, mas também uma durabilidade maior. O ideal é ficar atento aos seguintes fatores:
- Leis municipais: verifique a periodicidade indicada pelo seu município.
- Qualidade do material: algumas tintas deixam claro que a durabilidade daquele produto é de três ou cinco anos. Atente-se a essa indicação.
- Necessidade de limpeza: em alguns casos, um hidrojateamento das fachadas já ajuda com a manutenção do edifício, sendo feito antes do período de pintura.
2ª Dúvida: A manutenção e a pintura de fachadas são serviços caros. Esse valor será arrecadado de qual forma?
Existem algumas possibilidades para auxiliar na arrecadação e no pagamento das manutenções. São elas:
- Administradora: Se o seu condomínio tem o auxílio de uma Administradora, é importante verificar se essa verba para pintura e manutenção já está prevista no orçamento. Em caso positivo, esse valor provavelmente já está sendo arrecadado. Verifique!
- Arrecadação extra: No Brasil, a cultura da manutenção preventiva não é tão disseminada, portanto o mais comum é que os serviços de manutenção e de pintura sejam feitos “no limite” dos prazos. Quando ultrapassados, em geral, existe a falta da verba para a realização de tal serviço, e, nesses casos, o síndico pode solicitar uma arrecadação extra.
3ª Dúvida: Como a pintura e a manutenção afetam o prédio e o imóvel? É um serviço realmente necessário?
Sim! A pintura predial tem impactos diretos no retorno financeiro do condomínio, pois manter a fachada limpa e a pintura “em dia” torna o imóvel mais valorizado.
- Com a pintura e a limpeza predial é possível ter um retorno de valorização de até 15% do valor inicial de cada apartamento.
Ao realizar as reuniões orçamentárias, é importante que você, como síndico, lembre os condôminos de que o investimento na pintura é um investimento no patrimônio deles, e que isso representa a preservação e a conservação de um patrimônio.
4ª Dúvida: Como o síndico deve proceder para ter certeza de que produtos de qualidade estão sendo usados no prédio?
Em geral, os produtos de alta qualidade trazem o nome “premium“ em destaque. Outro detalhe está na indicação da tinta para interior ou exterior.
- Note de que forma as palavras estão dispostas. Se “interior” estiver escrito primeiro, esta é uma tinta com maior performance para pinturas de interiores, e vice-versa.
Esses detalhes podem lhe ajudar a selecionar o melhor produto para cada caso.
A Spectro trabalha com pintura predial há mais de 20 anos. Você pode verificar mais sobre os serviços e preços oferecidos em nosso site.