A função de um síndico não é tão fácil quanto parece e cada vez mais se busca uma pessoa qualificada para a função. É cada vez mais comum que profissionais liberais, que tenham ensino superior e que trabalhem em cargos de gerência, recebam propostas para se tornarem síndicos em seus condomínios. Mas o que faz um síndico ter uma boa gestão?
O síndico deve estar sempre atento a tudo o que acontece dentro de seu condomínio, visualizar os detalhes além das pessoas que convivem no local, sabendo todos os problemas que estão acontecendo e destinando a melhor solução para cada situação.
Começar por esses detalhes é um grande passo para o sucesso, mas é necessária atenção total nos seguintes pontos relativos às áreas do condomínio:
• Organização
A administração fica facilitada quando tudo está organizado, com todas as informações de fácil localização. Para sempre ter as contas em dia e obter soluções em planejamento, a organização é indispensável.
• Manutenções
Esteja sempre atento aos prazos de manutenção das áreas comuns e dos equipamentos que mantêm os serviços prestados a cada residência do condomínio funcionando perfeitamente, como rede elétrica, encanamentos e elevadores.
• Controle financeiro
É essencial saber quanto o condomínio gasta e os investimentos que podem ser feitos. Economizar é muito bom, porém deixar de utilizar o dinheiro para ações necessárias pode comprometer a sua gestão.
• Críticas
Esteja aberto às críticas, pois elas ajudarão a dar uma nova visão aos problemas que precisam ser solucionados.
• Conte com uma boa assessoria jurídica
Ter pessoas de confiança ao seu lado é essencial para lidar com problemas mais graves e que exijam ações judiciais.