Obras no prédio são o que fazem os gestores dos condomínios conquistarem os moradores, ou perderem de vez a confiança de todos. E isso não é um exagero.Dados do portal CREA-SP mostram que as reformas internas negligenciadas aparecem como 1º lugar no ranking de cobranças dos moradores. Tem mais:, obras bem executadas, ou seja, melhorias, são vistas como 1º motivo de elogios.
Ou seja, nas obras no prédio não tem meio termo. Ou você acerta e conquista a confiança de todos, ou erra e deixa as relações abaladas.
Hoje vamos descobrir como não errar!
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Antes de iniciar as obras no prédio, é fundamental informar e preparar os moradores para o que está por vir.
E veja, esse aviso precisa estar agregado com uma série de cuidados. De modo a garantir que a sua mensagem seja bem recebida e os moradores entendam o que está acontecendo.
Você pode usar estratégias, como:
Envie avisos claros e detalhados sobre as obras programadas, incluindo a data de início, duração estimada e quais áreas serão afetadas. Placas em elevadores, entradas principais e outras áreas comuns são uma ótima maneira de garantir que todos estejam informados.
Organize reuniões para discutir o escopo da obra, responder a dúvidas e coletar feedback dos moradores. Isso pode ajudar a aliviar quaisquer preocupações ou mal-entendidos.
É importante que o convite para essas reuniões seja feito e refeito algumas vezes. Nós sabemos como os moradores, algumas vezes, acabam se esquecendo de comparecer. Então é sempre bom reforçar o evento.
Informe os moradores sobre quaisquer alterações temporárias, como rotas de fuga em caso de emergência, alterações no acesso a áreas comuns ou restrições temporárias no estacionamento.
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Durante a execução das obras, é vital que os moradores saibam como proceder para garantir a segurança e minimizar transtornos.
É neste momento que o condomínio tem a chance de conquistar os moradores. Afinal de contas, é durante o período de obras no prédio que serão testados os novos esquemas, tanto de organização, quanto de gerenciamento do pessoal.
Aqui vão algumas dicas práticas para apresentar aos moradores e também sempre ter em mente durante as reformas. Confira:
Se houver áreas delimitadas e sinalizadas por motivos de segurança, os moradores devem respeitá-las, evitando adentrar ou utilizar esses espaços.
Se possível, os moradores podem tentar ajustar suas rotinas para evitar os horários de maior atividade da obra, reduzindo a exposição ao ruído e outros inconvenientes.
Obras podem gerar ruídos, poeira e outros desconfortos. É essencial que os moradores sejam compreensivos e tenham em mente que os transtornos são temporários e visam melhorias para todos.
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Mantenha um canal aberto entre os moradores e a administração ou síndico. Assim, qualquer problema, dúvida ou preocupação pode ser rapidamente abordada.
Por fim, é sempre bom lembrar que a busca por preços baixos aparece como erro número 1 dos gestores de condomínios. Um serviço barato costuma não ter qualidade e os moradores vão perceber isso.
Portanto, prefira trabalhar com empresas que focam em agilidade, ótima entrega e comprometimento. Além de postura profissional dos colaboradores e prazos confiáveis.
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Agradecemos a leitura e até a próxima!