Em todo condomínio há muitas pessoas diferentes, cada uma com suas características e necessidades particulares. Isso torna, de certa forma, desafiador conciliar as diversas demandas e preferências de forma harmoniosa e que deixe boa parte dessas pessoas satisfeitas.
Para facilitar o trabalho do síndico de lidar com as várias personalidades de modo assertivo, foram desenvolvidos alguns perfis pré-determinados, nos quais a maior parte dos condôminos se encaixa; mesmo que o jeito de cada um varie bastante, há um certo padrão.
Para identificar qual o perfil de cada um, é importante saber analisar os traços dos moradores que fazem parte do condomínio. Dessa forma, o síndico poderá implementar uma gestão mais efetiva e com maior grau de apoio deles. A partir disso, ele modelará os princípios do seu estilo de gerir e de propor soluções que agradem, reduzindo as chances de atritos e desgastes, e tendo suas propostas mais bem aceitas e realizadas com maior frequência.
Para auxiliar nesse processo, elaboramos alguns dos principais perfis. É importante ressaltar que ninguém se enquadra apenas em um perfil e que também há períodos em que as pessoas têm atitudes que são mais compatíveis com outros perfis do que o seu habitual.
Conheça os principais perfis:
Este tipo de morador costuma se opor a quase tudo o que é sugerido; expressa-se sempre de forma contrária a maioria.
É bastante crítico e costuma gerar alguns problemas ao síndico, dificultando coisas que poderiam ser mais fáceis.
Também pode passar dos limites, fazer críticas bem duras e até acusações ao síndico.
É comum que ele espalhe boatos pelo condomínio e tenha uma visão negativa a respeito da gestão.
Este morador geralmente é tranquilo e costuma não dar problemas ao síndico. Não é muito presente nas reuniões e assembleias, a menos que o assunto seja muito importante ou lhe afete diretamente.
Segue as regras e normas do condomínio e não é de ficar reclamando sem razão, somente quando se trata de algo que ele ache muito errado.
Agir com transparência é o ideal para que ele permaneça satisfeito e contribuinte.
É normal que todo condomínio tenha alguém que não leve muito em consideração a “lei do silêncio”, fazendo mais barulho do que o acordado (fora do horário padrão, falando alto demais, mexendo em coisas que fazem barulho dentro do apartamento ou coisas desse tipo).
Também está incluso aqui o vizinho “festeiro fora de hora”. Esse condômino não consegue ver suas ações como algo que prejudica o próximo e sempre acha que estão implicando com ele.
Geralmente é um morador antigo, conhecido por muitos. Costuma saber quase todas as rotinas e procedimentos internos do condomínio, passa o dia na portaria, observando o trabalho dos funcionários, avaliando se o serviço está sendo executado da maneira correta. Cuida bem das áreas comuns, é muito solícito e sempre ajuda aos demais condôminos.
Esses são apenas alguns dos tipos de moradores de condomínio. Há outros perfis também muito recorrentes: o fofoqueiro, o ausente, o inadimplente que adora ostentar, o briguento, o criativo, que sempre tem ideias para melhorar o ambiente, o solteiro “baladeiro”, que recebe muitas visitas, etc.
Para cada tipo de morador há uma maneira de tratamento ideal e formas de o síndico liderar e ter uma gestão efetiva.