Aqui na Spectro, sempre sugerimos boas práticas para economizar e conter gastos durante seu período de administração como síndico, porém hoje, além de dicas, vamos colocar a mão na massa! Acreditamos que para um controle financeiro de condomínio ser eficaz é necessário monitorar as despesas de perto. Para realizar esse monitoramento, existem duas boas opções:
Neste artigo, vamos listar quais são as despesas mais expressivas na maioria dos condomínios (e que precisam estar na sua planilha) e daremos algumas dicas para montar a sua planilha de monitoramento dos gastos deste ano.
Há algumas semanas, postamos um artigo sobre como evitar gastos no condomínio, no qual citamos maneiras de reduzir as despesas mais expressivas. A lista que faremos hoje se assemelha àquela, e você pode ler sobre cada item com mais detalhes aqui. As despesas que precisam entrar em sua planilha de controle são:
Os itens que irão compor cada tópico descrito acima dependem da realidade do seu condomínio.
Sim. O Código Civil permite que o síndico contrate empresas e prestadores de serviços que o ajudem a cumprir todas as obrigações e arcar com todas as responsabilidades administrativas que lhe cabem. Portanto, é possível contratar uma empresa de contabilidade para realizar os controles financeiro e de despesas do condomínio. Para esse serviço, tenha o cuidado de selecionar empresas ou contadores que tenham experiência e conhecimento das obrigações tributárias de condomínios.
A planilha vai lhe ajudar a controlar as despesas porque, nela, todas as transações financeiras serão registradas. Para começar a estruturar a sua planilha você precisa, primeiramente, eleger a plataforma em que ela se hospedará. Nós recomendamos o programa Excel, do pacote Office (verifique se o seu computador possui este programa), ou a ferramenta de Planilhas Google, muito similar.
Existem vários modelos de planilhas para condomínios disponíveis na internet, caso você decida fazer o controle das despesas do condomínio que administra sozinho. Em uma busca rápida, você pode encontrar o modelo mais confortável para você. Porém, lembre-se que a planilha precisa ser personalizada e conter os dados específicos do seu condomínio.
A maioria das planilhas prontas disponibilizadas online traz duas abas:
Esses são os itens e os termos que você precisa conhecer para elaborar uma planilha que lhe ajude a monitorar as despesas do seu condomínio. Como administrador de condomínio, você preenche planilhas ou contrata serviços administrativos e contábeis?