Existem ocasiões em que muitos problemas acontecem ao mesmo tempo dentro do condomínio. Sabemos que muitas vezes é impossível lidar com todos simultaneamente. Portanto, quando devemos intervir em um problema no condomínio?
Antes de buscar qualquer solução, entenda melhor o que está acontecendo. Caso haja mais de um lado envolvido, escute todos antes de tomar uma decisão, principalmente se ela tiver que ser mais drástica.
É necessário entender que o síndico não precisa intervir em tudo, e sim apenas quando um problema se torna realmente grande e começa a atrapalhar a convivência das pessoas que moram no local.
É necessária a intervenção do sindico em problemas envolvendo:
• Riscos à segurança
Quando a segurança dos moradores e funcionários for colocada em risco, você deverá prezar pela resolução rápida e eficaz desse problema, pois o condomínio é inteiramente responsável pela proteção física e patrimonial das pessoas que convivem dentro do local.
• Uso indevido das áreas comuns para os moradores
É necessário evitar e punir a má utilização das áreas comuns do prédio, pois, com o uso coletivo, o condomínio é o responsável direto pela funcionalidade de cada local e por sua preservação.
• Brigas entre moradores
As brigas colocam em risco a segurança física dos moradores e interferem na vida do condomínio, portanto, é necessário tomar as medidas legais quando ocorrerem para promover a harmonia entre todos os moradores.
• Barulho
O barulho provindo das unidades muitas vezes é inevitável, porém, quando ele se torna constante e atrapalha a vida de outros moradores, é necessário intervir, seja por meio de advertências ou de multas.