Infelizmente a violência e o crime fazem parte do cotidiano de toda a sociedade, e não seria diferente em condomínios. Vez ou outra aparece nos telejornais cenas de assaltos e roubos em condomínios. Geralmente, os criminosos acabam passando despercebidos, invadem o condomínio portando de armas de fogo ou disfarçados de algum funcionário de prestadoras de serviços.
Para manter um condomínio seguro, é necessário um conjunto de condutas e normas que devem ser seguidas para proteger todos os moradores e visitantes.
Alguns fatores a serem considerados são: a aplicação do síndico, orientações assertivas sobre segurança a os funcionários, a participação dos condôminos, inclusive, fiscalizando se, na rotina, são exercidas essas normas, além dos equipamentos de segurança posicionados em lugares estratégicos.
Os procedimentos devem ser seguidos por todos: moradores, visitantes, funcionários, síndico e administração. Assim, as chances de aumentar a segurança e manter a tranquilidade das pessoas é maior.
Separamos algumas dicas e orientações gerais de segurança padrões para moradores, já que esses são a maioria dentro de um condomínio.
As pessoas que optam por morar em condomínio decidem pelo apartamento por conta de vários fatores, como poder desfrutar de uma área de lazer, maior proximidade e contato com os vizinhos, além de ter uma segurança maior.
Veja algumas dicas de conduta que podem ser seguidas pelos moradores, e até mesmo pelos visitantes, para aumentar a segurança:
As dicas são para moradores, mas cabe a portaria, síndico e administração fiscalizar se elas estão sendo adotadas por todos e se o cuidado está sendo redobrado quanto a entrada e passagem de pessoas não habituais. Tudo deve ser acompanhado e registrado, para que todos fiquem seguros.