O síndico é o profissional responsável por gerenciar o condomínio. Para um bom desempenho, ele deve ter entendimento generalista sobre todos os assuntos condominiais, como gestão financeira, contabilidade e impostos, e até dedetização, resolução de infiltrações, manutenção de pintura.
Por trabalharmos com pintura predial, temos contato com diversos síndicos e diversas administradoras de condomínios. Por isso, separamos sete dicas de fatores que você deve levar em consideração ao contratar um síndico profissional.
Caso você seja síndico, preste atenção e veja se você cumpre estes requisitos.
Um síndico experiente conhece o mercado e, provavelmente, sabe se manter atualizado e se adaptar às regulamentações do setor, que vivem em constante mudança. Eles também têm uma rede mais ampla de especialistas com quem podem contar, acumulada por anos trabalhando com empreiteiros e outros profissionais de serviço. Você pode:
Essa é a maneira mais fácil de descobrir quanta experiência um profissional possui.
O síndico profissional deve possuir ao menos uma certificação que garanta e confirme seu trabalho formal no setor condominial. Existem vários cursos disponíveis no mercado, sendo os mais famosos os do Síndico Net (clique aqui para conferir). Outros fatores que devem ser analisados são:
Sabemos que o profissionalismo de um gestor passa por várias questões, e você pode observar outras que achar importantes. Essas são apenas algumas sugestões.
Gerentes de condomínio experientes geralmente são tão bem conectados que podem conseguir ótimos benefícios relacionados a serviços de manutenção e a outros custos relacionados ao empreendimento. Por meio de uma rede de especialistas sempre à disposição, gerentes experientes podem negociar melhores tarifas para serviços essenciais.
Mesmo que não seja o caso, certifique-se de que o síndico que você irá contratar tem estratégias para maximizar a eficiência financeira e ajudar-lhe a obter resultados financeiros mais saudáveis para o condomínio.
A chave para preservar o valor de qualquer propriedade é ter um plano de manutenção sólido. Certifique-se de que o síndico entende a importância de um plano de manutenção preventiva por escrito, com marcadores semanais, mensais e até bianuais, com base em locais e sistemas específicos.
Isso ajuda a prevenir prejuízos e gastos maiores com a manutenção do condomínio.
A comunicação eficaz é, sem dúvida, o aspecto mais importante de qualquer parceria de trabalho bem-sucedida. Você precisa ter certeza de que terá um ponto de contato confiável em caso de emergência e que haverá uma boa comunicação entre o síndico e os condôminos. Essa comunicação pode ser facilitada por meio de aplicativos, e-mails e/ou reuniões regulares.
Como acontece com qualquer prestador de serviços a ser contratado, é importante pedir referências antes de tomar uma decisão. Certifique-se de que as referências que o síndico está fornecendo são de condomínios semelhantes ao seu, pois assim é possível verificar a experiência e a execução do trabalho dele em locais que apresentam necessidades similares.
Certifique-se de pedir antecipadamente a estrutura de taxas da empresa para que você saiba o que e quanto deverá pagar. Embora existam muitos profissionais que oferecem preços acessíveis, é importante lembrar que o serviço mais barato pode não ser o mais vantajoso financeiramente durante a gestão. Contratar um profissional de qualidade é um investimento.
Por trabalharmos com pinturas prediais em condomínios, nós da Spectro entendemos a importância de um síndico profissional de qualidade. Para mais artigos informativos, siga-nos nas redes sociais (clique aqui).