A vida é cheia de inúmeras casualidades que podem de formas prevista e não prevista, em todas as partes e a qualquer momento. Em um condomínio não é diferente! Tudo pode acontecer, da portaria até a laje mais alta do edifício.
De maneira geral, a solução mais fácil é contatar o seguro de responsabilidade civil do síndico, que, de acordo com a cobertura, pode assumir custos de portões, consertos de carros e também indenizações por acidentes no condomínio. Para isso funcionar, é fundamental que se obtenha um “OK” da companhia de seguros antes de realizar qualquer tipo de reparo.
Como forma de retribuir, o condomínio deve procurar sempre manter a manutenção preventiva em dia de todos os seus equipamentos e estar de acordo com que foi definido na apólice de seguros.
Sem esse contrato, o síndico e o condomínio podem acionar outros parceiros, como as empresas contratadas para fazer a manutenção dos equipamentos, para evitar que tomem a responsabilidade sozinhos por qualquer acidente.
Funcionário se acidentar
Em uma situação como essa, deve-se seguir o que rege a legislação trabalhista: chamar uma ambulância para socorrer e atender o profissional e realizar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A partir daí, basta seguir o processo orientado pelo programa. Normalmente, o funcionário passa por perícia no INSS e depois retorna às suas atividades, se ele for liberado para isso.
Assalto no condomínio
O condomínio apenas pode ser caracterizado como responsável pelo assalto se a convenção prever a responsabilidade do local em fazer forte vigilância. Outra situação é se ficar comprovada imperícia, negligência ou imprudência por parte das ações dos funcionários.
Estourar um cano no edifício que inunda uma unidade
Os condomínios possuem duas redes de encanamento: vertical e horizontal (coluna principal).
A horizontal é de responsabilidade do proprietário; a vertical, do condomínio. O que significa que se o cano estourado for na tubulação vertical, o condomínio deve arcar com os custos relativos ao problema. Se o encanamento estiver em bom estado, o seguro pode cobrir esses custos também.