O síndico é a pessoa responsável pela organização e pela comunicação da Administração com os condôminos, e entre os próprios condôminos.
Ele tem o papel de administrar e conciliar as exigências da gestão e de todos as pessoas envolvidas com o edifício, mantendo a ordem, a disciplina, a segurança, a legalidade e a limpeza do local.
Pode cuidar de condomínios de qualquer tipo: residencial, comercial, misto, predial ou de casas, e auxilia na preservação da saúde financeira, contábil e social do imóvel.
Ele possui diversas funções e grande responsabilidade, o que torna fundamental que divida suas tarefas com o corpo diretivo, todo o conselho administrativo, com o zelador e também com condôminos e moradores em geral, por meio da elaboração de comissões para tratar de temas específicos.
Dessa forma, consegue-se aliviar a carga extra excessiva do síndico, além de tornar todos os membros ativos e envolvidos com o sistema, pela possibilidade de autonomia decorrente de sua participação nas atividades decisórias e coletivas do condomínio. Desse modo, a comunidade condominial integra a gestão do bem comum mais efetivamente e com assertividade.
O recomendado é que o síndico seja um coordenador das atividades fundamentais à Administração e que os demais assumam algumas ações em setores determinados.
Esses envolvidos trabalharão de forma conjunta com o síndico, mas é importante ressaltar que a responsabilidade final sobre a gestão ainda será do síndico.
A base das atividades é dividida e organizada em algumas funções básicas e primordiais para o bom funcionamento do condomínio: gestão administrativa, gestão financeira, gestão de assuntos jurídicos, gestão de recursos humanos.
De maneira geral, o síndico também tem a função de facilitar a comunicação dentro do condomínio. Ele é a pessoa que media os conflitos e as diferenças de interesses e preferências dos moradores, além de estimular a compreensão e empatia entre os vizinhos.
Entre outras coisas, ele fiscaliza o pagamento das taxas condominiais e controla a inadimplência, preza pela segurança e qualidade de vida dos moradores, cumpre e faz cumprir a convenção e o regimento interno, realiza assembleias de condomínio, cuida da conservação do patrimônio, mantém as contas do edifício em ordem, contrata prestadores de serviços para manutenção e reparos, impõe e cobra multas e advertências, garante a contratação de seguro condominial, zela pela prestação de contas e as apresenta aos condôminos quando necessário, cuida da contabilidade e contribuições fiscais e fiscaliza e coordena os funcionários.