Em um condomínio é comum que haja muitas pessoas com diferentes perfis coexistindo e se relacionando.
Para que a convivência não se torne desagradável, ou até mesmo um problema, para ninguém, é importante que exista um sentimento de coletividade e ações nesse sentido, priorizando o bem-estar de todos.
Mas isso não é construído de um minuto para o outro: exige tempo e ações consistentes.
Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença para tornar a convivência entre os moradores a melhor possível:
- Dentro de cada apartamento, mesmo que o morador tenha total autonomia e liberdade para fazer o que quiser, deve-se evitar andar com sapatos que fazem muito barulho, como os de salto alto, a menos que o apartamento seja todo acarpetado para abafar o som e impedir que o som se propague para o andar inferior.
- Deve-se evitar discutir com frequência ou falar alto tanto dentro de casa quando fora da unidade, pois os vizinhos não precisam saber das questões pessoais de ninguém, além de isso instigar comentários maldosos e “fofoca” entre os moradores.
- Ao voltar para casa com sacolas de compras, o morador deve procurar sempre priorizar o elevador de serviço, pois assim não irá gerar problemas com a vizinhança, facilitará o acesso aos demais andares e estimulará o uso adequado de ambos os elevadores (o comum e o de serviço). O mesmo deve ser feito no momento de levar os sacos de lixo para alguma lixeira na garagem.
- Os animais de estimação devem estar no elevador com focinheira e no colo do dono. Para os animais maiores, deve-se buscar utilizar o elevador quando estiver vazio.
- Essas regras servem para crianças e adultos, então os pequenos devem ser ensinados a não fazer do elevador um brinquedo. Ações como apertar vários botões ou brincar com o interfone interno e luzes devem ser inibidas.
- Não se deve manter a porta do elevador aberta para esperar alguém entrar ou para aquela “conversinha de despedida”. Alguém pode estar esperando esse elevador e estar apressado.
- Caso seja feita alguma reunião ou festa, o morador deve lembrar-se de deixar uma lista com seus nomes na portaria, mantendo sempre supervisão para que possíveis crianças não incomodem os demais vizinhos.
- Deve-se evitar levar som em áreas comuns de lazer, afinal, as pessoas têm gostos musicais diferentes e isso pode gerar incômodo e poluição sonora no ambiente.
- Uma vez que a maioria dos condomínios tem câmeras no interior dos elevadores, é importante lembrar aos moradores de manterem uma conduta coerente.